Para evitar dívidas, é preciso controlar ânsia
Muitas vezes, a ânsia de comprar supera o necessário e extrapola o  orçamento familiar. Portanto, é fundamental que o consumidor defina as  prioridades e adquira produtos sem interferir na saúde financeira das  contas mensais. Segundo a coordenadora da pós-graduação Estudos do  Consumo da Faculdades Integradas Barros Melo (Fibam/Aeso), Izabela  Domingues, o fato de as pessoas reservarem parte de seus valores e  aguardarem promoção de determinada loja tem a ver com o posicionamento  da marca no mercado. 
 
 “A empresa trabalha para fidelizar o público. Portanto, é crucial que a  propaganda de liquidação atinja as expectativas dos clientes. Caso  contrário, isso pode frustrar os consumidores e surtir negativamente  para a empresa”, disse a coordenadora.
 
 De acordo com o consultor e professor de Marketing da Faculdade Boa  Viagem (FBV), Paulo Roberto Silva, as pessoas têm acreditado que  consumir é sinônimo de felicidade. “O marketing legitima essa imagem. Em  linhas gerais, se a pessoa perceber que está se endividando é um  sinal de que não está conseguindo administrar o orçamento. É importante  gerenciar o desejo e a necessidade para não ultrapassar as finanças”,  assegurou o professor.
 
          