Animage inscreve para oficinas gratuitas até o dia 16 de setembro
Entre os dias 24 e 28 de setembro Olinda recebe o Animage, V Festival Internacional de Animação de Pernambuco. O evento atende desde crianças até estudantes e profissionais da área. As inscrições para as oficinas já podem ser feitas pelo site do evento, até o dia 16 de setembro. Além das oficinas, o evento tem mostras competitivas e não competitivas, seminários e exibições de animações infantis.
Seis oficinas estão previstas, na Caixa Cultural Recife, na Aeso e nos hospitais Imip e Barão de Lucena. Os temas são técnicas de massa de modelar, stop motion para crianças e para publicidade e direção de arte. O candidato deve preencher o formulário no site oficial do evento. O resultado dos aprovados no processo seletivo será divulgado no dia 19 de setembro.
Dois estrangeiros renomados participam desta edição. A polonesa Izabela  Plucinska e o estoniano Kaspar Jancis. Radicada em Berlim, Izabela  Plucinska, oferece o curso "Animando com massinha em duas dimensões" na  Caixa Cultural Recife, de 24 a 28 de setembro, das 8h às 12h. Conhecida  por técnica caprichada em animação em 2D, Izabela é vencedora do Urso de  Prata do Festival de Berlim de 2005, pelo filme "Jam Session". Ela  integra também a lista de selecionados para a mostra competitiva desse  ano, com o filme "Liebling".
 Já Kaspar Jancis ministra o curso "Roteiro para Animação", de 24 a 28  de setembro, das 8h às 12h, na Caixa Cultural Recife. Em 2012, Kaspar  foi o vencedor do Prêmio Animage, na categoria roteiro, com seu curta  "Antropoff" e, neste ano, vem para transmitir seu conhecimento na área  aos alunos interessados. Ele faz curtas animados que não contêm  diálogos, mas, mesmo assim, conseguem manter um forte senso narrativo.  No curso, ele pretende explanar métodos de organização de pensamento  para fluência de narrativa visual, através de diversos exercícios que  proporcionarão ideias para um roteiro.
O ilustrador, quadrinista e diretor de arte gaúcho Eloar Guazzelli oferece a oficina de "Direção de Arte para Animação". O horário é das 8h às 12h, na Caixa Cultural Recife. Os alunos observação um panorama histórico da atividade e compreenderão seus elementos constitutivos.
Entre 27 e 28 de setembro, a oficina "Stop motion: o artesanal e publicidade" acontece na Aeso, com o animador Pedro Uiá, sócio do estúdio Giroscópio Filmes, especializado em produção de stop motion. Mais uma vez será oferecida a oficina "Animação em Stop motion", nos hospitais Barão de Lucena e IMIP, de 16 a 26 de setembro, ministrado pelo professor de animação pernambucano Diego Mascaro. Os alunos serão crianças e jovens em tratamento médico nas referidas instituições que aprenderão o básico da técnica stop motion.
SERVIÇO
 Inscrições para oficinas do ANIMAGE 2013
 De 06 de setembro a 16 de setembro de 2013
 No site www.animagefestival.com.br
 As oficinas são gratuitas
 OFICINAS:
 Animando com massinha em duas dimensões
 Instrutor: Izabela Plucinska
 Periodo: 24 a 28 de setembro
 Horário: 8h as 12h
 Local: Caixa Cultural Recife
 Roteiro para Animação
 Instrutor: Kaspar Jancis
 Periodo: 24 a 27 de setembro
 Horário: 8h as 12h
 Local: Caixa Cultural Recife
 Direção de Arte para Animação
 instrutor: Eloar Guazzelli
 Periodo: 24 a 28 de setembro
 Horário: 8h as 12h
 Local: Caixa Cultural Recife
 Stop motion: o Artesanal e a Publicidade
 Instrutor: Pedro Iuá
 Periodo: 27 e 28 de setembro
 Horário: 8h as 12h / 14h as 18h
 Local: Aeso - Faculdades Integradas Barros Melo
 Animação em Stop motion (sem inscrições abertas)
 Instrutor: Diego Mascaro
 Periodo: 16 a 19 de setembro
 Horário: 14h as 17h
 Local: Hospital Barão de Lucena
 Animação em Stop motion (sem inscrições abertas)
 Instrutor:Diego Mascaro
 Periodo: 23 a 26 de setembro
 Horário: 14h as 17h
 Local: Hospital do IMIP
 
          